Organizados e Unidos Somos Fortes

Organizados e Unidos Somos Fortes
Cariocas rebelados em 1904

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Vai a pé ou vai de sauna?

   Com a chegada da primavera desejamos a beleza e o perfume das flores, mesmo sabendo que são cada vez mais raras em nossa cidade, sufocada por montanhas de concreto e quilômetros de asfalto. Mas, nem só de flores é feita a primavera, vamos começar a sofrer com as altas temperaturas, as máximas começam a se aproximar dos 40º graus. Mas num local em especial vai esquentar bem mais, sabe onde é? Dentro dos ônibus que circulam pelo Rio de Janeiro.

   A maioria deles é um caixote de aço, acumulador de calor, agravado pela alta temperatura do motor. Ar condicionado só em pouquíssimas linhas e com preço absurdo. A viagem a partir de outubro vai se tornando um suplício, além da super lotação e da demora nos engarrafamentos, os passageiros dos ônibus cariocas vão suar a camisa e esquentar a cabeça nos 50º graus de temperatura ambiente dessas verdadeiras saunas ambulantes. 


Uma sauna bem apertada.

   Durante a viagem vão disputar lugar com alguns moradores desses veículos, principalmente as baratas. É comum nessa época do ano elas circularem com desenvoltura entre os passageiros, levando alguns e algumas ao desespero. Muitas vezes quem tem a "sorte" de conseguir um lugarzinho sentado, acaba "acariciado" por uma dessas moradoras.

   Mas o cartel dos ônibus é poderoso, domina prefeituras e câmaras de vereadores, governos estaduais e assembléias legislativas, financia campanhas eleitorais e depois recebe os dividendos, através da manutenção de um modelo de transporte público caro, poluidor e de péssima qualidade.

   É bom ir se preparando, principalmente as meninas, afinal, chegar no trabalho toda suada e cheirando a barata, vai ser um verdadeiro mico!

  





Nenhum comentário:

Postar um comentário