Organizados e Unidos Somos Fortes

Organizados e Unidos Somos Fortes
Cariocas rebelados em 1904

domingo, 11 de março de 2012

Transporte Público ou Tortura Pública?

 Os transportes públicos se transformaram numa verdadeira tragédia na vida dos cariocas, em especial para nós suburbanos. Trens, Metrô, Ônibus, Barcas, Vans, Táxis e Carros Particulares, todos juntos formam um conjunto irracional e ineficiente. Uma pergunta que não quer calar: Qual a causa disso tudo?
    Não queremos aqui fornecer nenhuma receita, mas apenas iniciar uma conversa sobre um assunto tão batido pela mídia , mas quase sempre de forma superficial. Para transportar diariamente milhões de pessoas no interior de uma malha urbana, são necessários pesquisa e planejamento, com prioridade para o interesse da maioria dos usuários desses meios. Mas infelizmente, a prioridade é o lucro das empresas de transporte público, da indústria automobilistica, do petróleo e etc.. Dessa forma, a racionalidade é jogada no lixo, e quem sofre as consequências é justamente a maioria da população.
    As ruas não comportam o número de carros em uso no Rio de Janeiro e na maioria das grandes cidades, são necessárias obras custosas para jogar o problema para frente, sem solução definitiva, visto que, o número de carros não para de aumentar. A quantidade de ônibus é imensa, somados aos táxis e vans, formam um rio caudaloso com margens estreitas. O trem e o metrô em nossa cidade tem linhas insuficientes, levando a superlotação e atrasos constantes.
    É óbvio que existem soluções, os recursos humanos e materiais hoje disponíveis podem construir alternativas viáveis para o problema dos transportes nas grandes cidades. Elas são até bem conhecidas: Conexão das linhas de trem e metrô com VLT(veículo leve sobre trilhos), construção de ciclovias a partir das estações, linhas de ônibus apenas para longas distâncias, trajetos curtos com as vans e táxis, estacionamentos para carros particulares nos acessos dos transportes públicos. Essas são apenas algumas possibilidades, mas a submissão aos interesses do mercado impedem sua concretização.
    O resultado é que nós perdemos cada vez mais tempo no deslocamento casa/trabalho, em situação de grande desconforto. Tempo roubado de nossas famílias, amigos, estudo e lazer. Perdemos qualidade de vida para enriquecer os beneficiários desse mercado capitalista de transporte. Sem querer ser pessimista, é forçoso reconhecer a realidade, enquanto nossos governantes forem da mesma "turma" dos que dominam esse mercado, não haverá solução. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário